ENDODONTIA
Área responsável por tratar lesões do nervo (polpa), da raiz dos dentes e das doenças que atingem essas partes. Pode lidar com traumas dentários, fraturas dentárias e tratamento de canal, por exemplo.
A Endodontia é a área da Odontologia que faz o estudo da morfologia da cavidade pulpar, da fisiologia e da patologia da polpa dental, assim como auxilia na prevenção e no tratamento das modificações pulpares e de suas repercussões sobre os tecidos peri-dentários.
O nome “Endodontia” é de origem grega, que significa “En” = dentro, e “Odus” = dente. Popularmente conhecida como tratamento de canal, a endodontia é a remoção da polpa do dente, um pequeno tecido parecido com um fio que fica dentro do dente.
Depois de remover a polpa danificada, infeccionada ou morta, o espaço que fica onde foi feita a remoção é limpo, modelado e preenchido. Esse procedimento fecha o canal radicular.
Antes da existência deste procedimento, os dentes com polpa infeccionada ou atingida eram extraídos. Hoje, já com uma solução melhor e mais moderna, o tratamento de canal recupera muitos dentes que, anteriormente, seriam perdidos.
As causas mais comuns de danos ou morte da polpa são:
- Dente trincado;
- Cárie profunda;
- Lesão no dente (uma forte pancada, recente ou antiga).
Quando a polpa infectada ou morta não é devidamente tratada, pode haver o acúmulo de pus na ponta da raiz dentária, dentro do osso alveolar, formando então um abscesso. O abscesso pode consumir o osso ao redor do dente e causar muita dor ao paciente.